Índice
Descubra se o Simples Nacional é vantajoso para a sua empresa
O sistema tributário inadequado pode causar sérios prejuízos para uma empresa. Muitos empreendedores de pequeno e médio porte pensam no Simples Nacional como sistema adequado. Descubra, neste post, se o Simples Nacional é vantajoso para a sua empresa
Apesar do nome, o regime tributário Simples Nacional tem muitas particularidades a serem observadas para não cometer erros ao enquadrar a sua empresa nele.
Antes de optar pelo regime, é necessário saber como ele funciona, a forma de tributação e as vantagens que ele oferece a sua empresa.
Pensando em simplificar o seu entendimento sobre o Simples Nacional, preparamos este artigo com as características do regime tributário e como identificar se ele é vantajoso ou não para a sua empresa.
Vamos entender mais sobre o Simples? Continue a leitura e saiba agora se ele é o sistema tributário ideal para a sua empresa!
Empresário, veja mais sobre tributação acessando os links abaixo.
- O que é o planejamento tributário?
- Como pequenas e médias empresas fazem a declaração de IR?
- Carga Tributária: como reduzir?
Qual é a importância do enquadramento tributário correto?
O enquadramento tributário deve ser escolhido com atenção, pois determina a forma que a empresa será tributada, podendo ser de maneira justa ou obrigando a empresa a ter que pagar mais impostos que o necessário. Ele deve ser definido com base no porte da empresa, no modelo e nas atividades exercidas.
Como descobrir se o Simples Nacional é vantajoso para a minha empresa?
A única forma de identificar se o Simples Nacional é vantajoso para a sua empresa é conhecendo a sua empresa e o formato do sistema tributário Simples Nacional, mas estamos aqui para te ajudar nesse caminho.
Veja, a seguir, as características e a obrigatoriedade do Simples, além das vantagens que ele oferece para as empresas que podem se enquadrar nele.
Como é o Simples Nacional?
O Simples Nacional, regulamentado pela LCP 123, é um sistema tributário adequado para empresas de pequeno e médio porte. Sua principal característica é que ele reúne os principais impostos administrados pela Receita Federal em uma única guia, o que facilita a apuração e o recolhimento dos tributos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Contadora natalia (@condutcontabilidade)
Quais empresas podem se enquadrar no Simples Nacional?
Nem toda empresa pode optar pelo Simples Nacional. Para se enquadrar nesse regime, é necessário que as atividades exercidas se enquadrem em um dos anexos vigentes. As atividades podem ser verificadas através de uma tabela CNAE do Simples Nacional.
Além disso, o enquadramento ao Simples só é permitido para empresas que têm faturamento anual de até R $4,8 milhões.
A fim de solicitar o enquadramento ao Simples, acesse Solicitação de Opção pelo Simples Nacional.
Quais são as vantagens do Simples Nacional?
As empresas enquadradas no Simples Nacional têm algumas vantagens que devem ser levadas em consideração na hora dessa escolha. Se sua empresa pode ser legalmente enquadrada no Simples, você terá:
- Pagamento de impostos unificados, através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
- Alíquotas menores em relação ao Lucro Presumido em várias atividades;
- Facilidade na regularização;
- Facilidade dos processos da contabilidade;
- Investimento-anjo.
Tenha o auxílio de uma empresa contábil!
Para saber o enquadramento tributário que mais trará vantagens para a sua empresa, é necessário um profissional contábil.
Tenha o respaldo da Condut Contabilidade!
Com o nosso auxílio especializado para pequenas e médias empresas, seu negócio garante uma gestão assertiva quanto aos procedimentos legais e fiscais. Atuamos levando a segurança e a eficiência necessárias para o desenvolvimento das empresas.
Conte com o nosso apoio e faça escolhas assertivas de forma simples e ágil!
CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA O ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO IDEAL PARA A SUA EMPRESA COM UM ESPECIALISTA!