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Encontrando o preço certo para seu produto: Veja como fazer a precificação de produtos corretamente
Definir o preço pode ser um assunto complicado, especialmente em um mercado dinâmico. No entanto, há algumas dicas e truques que podem ajudá-lo a acertar. Vamos dar uma olhada como fazer essa precificação correta.
Criar um negócio financeiramente estável, vender bem um produto e permanecer lucrativo são desafios que os empresários enfrentam. Para manter sua empresa lucrativa, você tem que definir seus preços cuidadosamente.
Criar uma estratégia de preços eficaz é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como empresário. Ela ajuda você a entender como os clientes responderão a seus pontos de preço, que concorrentes estão cobrando por produtos similares e qual é o seu ponto de equilíbrio para os custos de produção.
Obter o preço certo para seu produto envolve muito mais do que simplesmente jogar alguns números em uma planilha de cálculo. Como empresário, é importante entender tudo sobre preços antes de lançar seu produto.
Este post tem o objetivo de lhe dar todas as informações necessárias para encontrar o preço certo para seu produto como empresário.
Boa leitura!
Empreendedor, leia também os artigos citados abaixo:
- O que é o planejamento tributário?
- Saiba como melhor investir no departamento de vendas
- Escalabilidade: como acelerar o crescimento do seu negócio?
Há muitos fatores a serem considerados ao fixar o preço de seu produto, tais como seu mercado alvo, o valor que ele proporciona aos clientes e quanto custa para produzir.
Pesquisar os produtos de seus concorrentes e os hábitos de compra de seus clientes-alvo o ajudará a encontrar o melhor preço para seu produto.
Veja as dicas abaixo:
Determine seu ponto de equilíbrio
Antes de poder estabelecer um preço para seus produtos, você precisa conhecer seu ponto de equilíbrio.
Mas afinal, o que é esse ponto de equilíbrio?
Ele é a quantia de dinheiro que você precisa ganhar com a venda de cada produto, a fim de equilibrar os custos para a sua empresa comercializar ou produzir este produto.
Se você não cobrar o suficiente por seus produtos para cobrir os custos de produção, você pode perder dinheiro em cada venda. Portanto, o ponto de equilíbrio é um número importante a conhecer antes de estabelecer preços para seus produtos.
Determine a margem de lucro
Além de encontrar seu ponto de equilíbrio, você também precisa decidir sobre uma margem de lucro. Sua margem de lucro é quanto dinheiro você quer ganhar com cada produto, por isso é extremamente importante analisar e entender acerca desse fator.
Você pode querer considerar aumentar seus preços se seu produto for significativamente melhor do que os produtos concorrentes, mas não se esqueça que você terá que entregar um diferencial que cative seu consumidor e faça-o identificar o valor por traz do preço cobrado.
Encontre o preço que compõe seu ponto de equilíbrio
Agora que você tem seu ponto de equilíbrio e uma margem de lucro, você pode ligar esses números em uma fórmula simples para encontrar o preço que compõe seu ponto de equilíbrio.
A fórmula é assim: (Custo de produção) + (Margem de lucro) = Preço.
Digamos que você esteja vendendo camisetas, você determinou que custa R$16,00 para produzir cada camiseta, e você quer ganhar R$5, 00 de lucro por camiseta.
Logo, o seu ponto de equilíbrio é R$21,00.
Ao ligar isso na fórmula, você obtém o seguinte: R$21 + $5 = $26.
Isso significa que você quer que seus clientes paguem $26 por uma camiseta.
Pesquise seus concorrentes e não deixe nada importante fora dessa conta!
Antes de estabelecer um preço para seus produtos, você precisa saber como seus clientes responderão aos vários pontos de preço. Comece pesquisando os preços de seus concorrentes.
Se você estiver vendendo camisetas, por exemplo, você vai querer ver como os outros vendedores de camisetas precificam seus produtos e até mesmo olhar para produtos similares no mercado. Fazer isso pode ajudá-lo a entender o que os clientes esperam pagar por um produto como o seu.
Leve em consideração os seguintes fatores na precificação de seus produtos:
- Conheça seu mercado de atuação e clientes;
- Saiba diferenciar preço de valor;
- Saiba qual é o custo de aquisição;
- Leve em consideração as suas despesas fixas e variáveis;
- Utilize modelos de precificação, como, margem sobre o custo, markup, etc.
Tenha auxílio para precificar corretamente seu produto
Como empresário, é importante entender tudo sobre preços antes de lançar seu produto. Encontrar o preço certo para seu produto é uma tarefa desafiadora, mas, extremamente importante para o seu sucesso financeiro, afinal, a determinação do preço de seus produtos é uma parte importante do processo empresarial.
Por isso, essa tarefa exige conhecimento específico e uma atenção especial, então, conte com apoio para realizá-la em sua empresa.
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