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Inscrição estadual e municipal: o que é e como obter

Inscrição Estadual E Municipal O Que é, Como Obter E A Importância (1) - Contabilidade em Recife - PE | CONDUT CONTABILIDADE

Inscrição estadual e municipal: O guia completo

Descubra o que é, como obter e qual a importância da inscrição estadual e municipal para seu negócio.

Você sabia que para abrir sua empresa você precisa ter uma inscrição estadual e municipal? Essa é uma das exigências fiscais que você não pode ignorar. Ela é muito importante para o funcionamento legal do seu negócio.

Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a inscrição estadual e municipal, para que você não tenha dor de cabeça com o Fisco. Acompanhe. 

O que é a inscrição estadual e municipal? 

A inscrição estadual e municipal é um número que identifica a sua empresa perante a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ) e a Prefeitura do Município onde ela está instalada.

As inscrições são fundamentais para emitir notas fiscais, pagar os impostos e cumprir obrigações acessórias que a lei determina.

A inscrição estadual e municipal é diferente do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O CNPJ é um número único e válido em todo o país, que serve para registrar a sua empresa na Receita Federal. 

Já a inscrição estadual e municipal depende do Estado e do Município onde você atua. 

Quem precisa ter a inscrição estadual e municipal? 

A inscrição estadual e municipal é obrigatória para todas as empresas que realizam atividades que envolvem o ICMS e ISS. 

Se você tem uma loja, uma indústria, uma oficina ou qualquer outro tipo de negócio que venda produtos ou serviços, você precisa ter a inscrição estadual e municipal

Como obter a inscrição estadual e municipal? 

Para obter a inscrição estadual e municipal, você precisa seguir alguns passos: 

Solicite o CNPJ da sua empresa 

O primeiro passo é solicitar o CNPJ da sua empresa no portal Redesim. Lá, você vai preencher os dados da sua empresa e escolher a natureza jurídica, o porte, o regime tributário, as atividades econômicas e os sócios.

No portal Redesim, você também vai encontrar as exigências e procedimentos de cada estado e município para obter a inscrição. 

Faça a inscrição estadual no site do Sefaz 

O segundo passo é fazer a inscrição estadual no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Você vai precisar informar os dados da sua empresa, como o CNPJ, o endereço, o capital social, os sócios, as atividades econômicas e o regime tributário.

Depois de enviar o formulário, você vai receber um protocolo e um prazo para a análise da sua solicitação. Se aprovada, você vai receber o número da sua inscrição estadual. 

Faça a inscrição municipal no site da Prefeitura 

O terceiro passo é fazer a inscrição municipal no site da prefeitura do seu município. Você vai precisar informar os mesmos dados da inscrição estadual, além do número do CNPJ e da inscrição estadual.

Depois de enviar o formulário, você receberá um protocolo e um prazo para a análise da sua solicitação. Se aprovada, você vai receber o número da sua inscrição municipal.

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A Condut Contabilidade é especialista na contabilidade para pequenas e médias empresas. Nosso time de contadores tem a expertise necessária para te auxiliar na hora de obter as inscrições necessárias.

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