Índice
Descubra o segredo para não cair na malha fina
Evite a malha fina com as dicas simples e efetivas que preparamos para você
Todos os anos, quando começa o período de entrega da declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes são atingidos pelo medo de cair na malha fina.
Dessa forma, se você é um dos contribuintes que a temem, continue a leitura deste artigo, pois vamos contar o segredo para que você evite a malha fina.
Acompanhe!
O que é a malha fina?
A malha fina, também chamada de malha fiscal, é um sistema do governo que retém a declaração do contribuinte para uma análise detalhada das informações declaradas com o objetivo de impedir crimes de sonegação fiscal.
Mas por que isso acontece? Além de você, outras pessoas, empresas e entidades, como instituições financeiras e corretoras, também precisam prestar contas ao governo, ou seja, também precisam enviar informações sobre os rendimentos, movimentações etc.
Sendo assim, quando você envia a sua declaração do IR, a Receita Federal compara as informações declaradas com as informações apresentadas por terceiros. Dessa maneira, se, após o cruzamento de informações, forem encontradas divergências em sua declaração, ela ficará retida da malha fina.
Portanto, a melhor forma de se proteger da malha fina é realizar a declaração do IR sem erros e sem omissões. Para isso, você pode contar com os serviços da Condut Contabilidade e conferir os nossos artigos sobre a declaração:
- IR 2022: de que você precisa saber?
- Documentos para declarar IR: saiba quais são
- Como pequenas e médias empresas fazem a declaração de IR?
O que acontece quando uma pessoa cai na malha fina?
Os contribuintes têm razão em temer a malha fina, afinal ter a declaração retida na malha significa cair nas garras do leão da Receita Federal e ficar exposto a uma série de punições, como:
- Não poder receber a restituição até resolver o problema;
- Pagamento de multas;
- Bloqueio do CPF;
- Responder pelo crime de sonegação fiscal caso seja comprovado a tentativa de fraude.
Desse modo, como evitar a malha fina? Veja a seguir!
Como evitar a malha fina?
Você consegue evitar a malha fina seguindo as três dicas abaixo:
- Conheça o prazo para entregar a declaração: até 31 de maio de 2022;
- Reúna os documentos necessários com antecedência;
- Conte com os serviços de uma empresa de contabilidade
Isso porque, como já foi mencionado anteriormente, os principais motivos de cair na malha fina estão relacionados a erros e a omissões na declaração, como:
- Erros de digitação no preenchimento das informações;
- Omissões de rendimentos do declarante e/ou dos seus dependentes;
- Declarar um dependente já declarado por outro contribuinte etc.
Nesse sentido, não hesite em contar com o nosso suporte especializado para ter uma declaração sem erros e sem problemas com a Receita.
Conte com o suporte de excelência da Condut Contabilidade!
Você já pode mandar embora o fantasma da malha fina, pois com o nosso suporte, você não terá esse problema.
Isso porque, nós, da Condut Contabilidade, somos especialistas em Imposto de Renda para pessoas físicas e pessoas jurídicas e vamos cuidar de todo o processo da sua declaração.
Dessa forma, você não precisará se preocupar com erros e com omissões, com burocracia e, muito menos, com a malha fina.
Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas e para aproveitar os benefícios de contar com os nossos profissionais especializados.
CLIQUE AQUI PARA SE PROTEGER DA MALHA FINA!