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Veja os principais custos de abrir uma empresa
Confira a checklist com os principais custos de abrir uma empresa no Brasil
Iniciar um negócio pode ser uma experiência emocionante, mas nem sempre é barata. Como empresário, você precisa pensar em quanto dinheiro você tem e precisa para investir em seu negócio.
Iniciar uma empresa e operá-la com sucesso requer tempo, esforço e dinheiro. Você precisa pensar em todos os vários custos envolvidos no lançamento de seu negócio, como despesas de marketing, aluguel de espaço e equipamentos.
Por isso, preparamos o artigo de hoje para apresentar os custos de abrir uma empresa no Brasil. Confira!
Veja também:
- Quanto custa abrir uma empresa? Leia e entenda!
- Locação de imóvel comercial: como fazer?
- Entenda quais são os documentos necessários para abrir empresa.
Quais são os custos de abrir uma empresa no Brasil?
Em primeiro lugar, é importante entender que não há um valor fixo padrão para abrir uma empresa. Isso porque, esses valores diferem de acordo com vários fatores, como região, tipo de empresa, ramo de atividade, regime tributário, etc.
Por isso, é fundamental levantar todos os custos possíveis para o seu negócio. Veja quais são eles a seguir!
Custos fiscais
- Junta Comercial: pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), taxa utilizada para o registro público da empresa;
- Certificado Digital: necessário para atestar a validade jurídica das assinaturas eletrônicas, fundamental para emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e).
Também pode haver outros custos específicos junto à Prefeitura, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Cartório, órgãos e conselhos profissionais, etc.
Capital Social
Trata-se do valor necessário para iniciar suas atividades e manter sua empresa funcionando até que o negócio comece a gerar lucro necessário para a sua manutenção.
Esse valor será utilizado, por exemplo, para realizar o registro do Contrato Social e liberação do CNPJ.
Custos iniciais
Referem-se aos valores destinados a elementos necessários para que o negócio comece a funcionar, como aluguel ou compra do imóvel, conta de água, luz, telefone e internet, equipamentos, matéria-prima e demais itens ligados à infraestrutura.
A fim de que você tenha um controle maior desses custos e não acabe gastando mais do que o necessário, é fundamental planejar bem cada etapa, incluindo tanto os gastos iniciais quanto os mensais.
Registro de marca
Ao optar por trabalhar com um nome fantasia, pensando na estratégia de marketing trabalhada, será necessário realizar o registro de marca.
Esse procedimento é realizado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As taxas são, em média, de R$ 170 para consulta, e de R$ 298 a R$ 1.115 para o registro da marca.
Salários e pró-labore
Esses dois gastos são importantes despesas mensais que precisam estar bem definidas. O pró-labore consiste na remuneração do proprietário e dos sócios que trabalham ativamente na empresa.
Já os salários são as remunerações pagas mensalmente aos funcionários de sua empresa. Trata-se de uma obrigação trabalhista contida na CLT. Sobre estes valores, incidem taxas e obrigações trabalhistas que devem ser recolhidas corretamente.
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