Índice
Descubra como deve ser o procedimento de abertura de um CNPJ de uma microempresa
Abrir o CNPJ de uma microempresa de forma correta pode evitar problemas com o fisco.
Muitas pessoas que pensam em começar a empreender ainda têm dúvidas no que diz respeito a que tipo de empresa deve abrir, e quando descobrem, a dúvida passa a ser como se dá o procedimento de abertura do CNPJ.
Primeiramente, é preciso entender que existe mais de um tipo de empresa, cada uma apresentando as suas características próprias. Com isso, cada empresa deve pagar tributos conforme o seu porte e tipo de atividade, por exemplo, de forma que todas elas fiquem em dia com a Receita Federal.
Por isso, se você pensa em abrir uma pequena empresa, e está em dúvida sobre qual seja o procedimento necessário para isso, este artigo busca trazer mais informações.
Confira!
Leia também:
- Conheça os custos de abrir uma empresa no Brasil
- Legalização De Empresa: Quais Os Trâmites?
- Descubra quais são as obrigações fiscais e contábeis de sua empresa
O que é uma microempresa (ME)?
Uma microempresa consiste em empresas cujo faturamento pode chegar até R$ 360 mil. Além disso, outras características podem ser enquadradas para uma ME, como possuir até 9 funcionários (para empresas prestadoras de serviços) ou até 19 colaboradores (para empresas da área da indústria).
Vale ressaltar que caso a empresa possua um faturamento maior do que R$360 mil ao ano, ela poderá ser classificada como uma empresa de pequeno porte.
Como abrir uma ME?
Para que uma ME funcione de forma regular, alguns passos devem ser rigorosamente seguidos. Listamos abaixo todo o procedimento:
- Definir o modelo de negócios e o nome da empresa;
- Contratar um contador que seja de sua confiança;
- Escolher o tipo de empresa que será aberta;
- Defina o regime jurídico;
- Escolha as atividades que serão exercidas considerando o CNAE;
- Definir qual será o seu regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real);
- Elaboração o Contrato Social;
- Fazer o registro na junta comercial;
- Obter o alvará de localização e funcionamento da empresa;
- Realizar a Inscrição Estadual.
Quais as vantagens de abrir uma ME?
Abrir uma ME, assim como muitas modalidades de empresa, não é tarefa fácil. Apesar de toda a burocracia e complexidade para manter um CNPJ ativo, esse tipo de empreendimento pode trazer consigo alguns benefícios.
Entre as inúmeras vantagens das Microempresas, merecem destaque:
- Obrigações Simplificadas: menos declarações que devem enviadas aos órgãos públicos;
- Menos incidência de impostos: a baixa alíquota inicial é um bom atrativo para quem deseja empreender como microempreendedor. Elas podem ser aplicadas a partir de 6% para prestadores de serviço, enquanto em outras tributações, como, por exemplo, no Lucro Presumido, esse percentual sobe para 12,33%.
- Menos custos fixos: para microempresas, as contas bancárias apresentam melhores taxas, além de possuir uma contabilidade com um menor custo.
- Condições especiais: a Receita Federal libera parcelamentos para este tipo de empresa, sem contar que as instituições financeiras também disponibilizam taxas especiais para MEs.
Contudo, é sempre bom lembrar que é recomendável que você sempre conte com o auxílio de um profissional contábil para te ajudar nesse processo. Ele saberá tomar as melhores decisões para que seus negócios alcancem os melhores resultados.
Conte com o apoio especializado da Condut – Contabilidade para te ajudar a abrir a sua microempresa!
Nós, da Condut – Contabilidade, somos uma consultoria contábil especializada em microempresas e podemos te ajudar no processo de abertura de seu negócio.
Nossos profissionais são altamente qualificados para te auxiliar com todos os processos burocráticos de ordem fiscal, legal e tributária para a sua microempresa funcione regularmente e que você tenha os resultados esperados.
Tudo isso de forma rápida, prática e com segurança.
Entre em contato conosco para saber o que podemos fazer por você!
Clique aqui para entrar em contato!