Cálculo de demissão: evite estes 5 erros e não tenha prejuízos

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Cálculo de demissão: 5 principais erros cometidos pelas empresas 

5 erros comuns no cálculo de demissão: saiba como a sua empresa deve fazer para evitá-los.

Afinal, como fazer o cálculo de demissão corretamente?

O processo de demissão de um funcionário é uma etapa delicada, por isso, esse cálculo deve ser feito com atenção. 

Além de lidar com questões burocráticas, é fundamental realizar cálculos precisos para garantir que o trabalhador seja compensado de acordo com seus direitos e que a empresa cumpra as obrigações legais. 

No entanto, não é incomum ocorrerem erros nesse processo. Porém, esses equívocos podem resultar em consequências negativas, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Neste artigo, discutiremos 5 erros comuns no cálculo de demissão, e o que fazer para evitá-los e garantir um processo justo e transparente. Confira!

Cálculo de demissão: como fazer?

Para realizar o cálculo de demissão, precisamos entender se o desligamento é por justa causa ou sem justa causa.

A demissão por justa causa acontece quando o trabalhador apresenta condutas imorais ou ilegais durante o exercício de suas atividades laborais. 

Nesse caso, o colaborador perde o direito ao saque do FGTS e de dar entrada em seu seguro-desemprego. 

Já a demissão sem justa causa gera alguns benefícios ao funcionário, uma vez que o desligamento ocorre sem justificativa legal. 

O empregador deve pagar multas e indenizações ao colaborador, além de garantir o saque do FGTS e o seguro-desemprego. 

Ainda, caso o colaborador solicite o desligamento, o empregador deve pagar as seguintes obrigações: 

  • Saldo de salário;
  • 13ª terceiro salário proporcional;
  • Férias vencidas, acrescidas do adicional de ⅓;
  • Férias proporcionais, acrescidas do adicional de ⅓.

Caso queira entender melhor sobre assuntos trabalhistas, veja estas postagens:

Cálculo de demissão: 5 erros comuns no processo que podem prejudicar sua empresa

1. Omissão de verbas rescisórias

Um dos erros mais comuns é a omissão de verbas rescisórias que devem ser pagas ao funcionário demitido. A falta de inclusão dessas verbas no cálculo pode resultar em ações trabalhistas e prejuízos financeiros para a empresa.

2. Desconhecimento da legislação trabalhista

A falta de conhecimento atualizado da legislação trabalhista pode levar a cálculos inadequados. É de responsabilidade da empresa se manter informada sobre essas mudanças, evitando pagamentos incorretos ao funcionário demitido.

3. Não considerar benefícios e adicionais

Ao calcular a demissão, é essencial considerar os benefícios e adicionais que o funcionário recebe regularmente. 

Desconsiderar esses benefícios no cálculo pode levar a um pagamento inferior ao devido e gerar insatisfação por parte do funcionário. 

4. Erros na média de horas extras e comissões

Muitas vezes, esses valores podem variar de mês para mês, e a empresa deve realizar uma média dos últimos meses para acrescentá-los ao cálculo das verbas rescisórias. 

5. Não considerar acordos coletivos 

Caso a empresa esteja sujeita a acordos coletivos de trabalho, é fundamental considerar as cláusulas ao realizar o cálculo da demissão. Esses acordos podem estabelecer regras específicas sobre verbas rescisórias, prazos e outros aspectos importantes.

Como garantir um processo justo e transparente?

Empresas especializadas em consultoria trabalhista e departamento pessoal, como a Condut Contabilidade, ajudam pequenas e médias empresas a realizarem esse processo de maneira correta e com tranquilidade. 

Por isso, para evitar prejuízos, conte com a nossa consultoria especializada e garanta um bom processo de cálculo de demissão.

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