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Margem de lucro: como aumentar em sua empresa?
Saiba como o apoio de profissionais da contabilidade pode ajudar sua empresa a aumentar a margem de lucro.
A margem de lucro é um indicador financeiro essencial para as empresas, pois mostra a quantidade de dinheiro ganho por uma empresa com a venda de produtos ou serviços.
Ela é calculada pela relação entre o lucro e a receita total, que está expressa em porcentagem.
Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, importância e como a contabilidade pode ajudar a aumentá-la em sua empresa.
Fique conosco e entenda melhor sobre o assunto!
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O que é a margem de lucro?
Refere-se à representação de parte do preço de um produto ou serviço, correspondente ao lucro da empresa.
Mas, afinal, você sabia que existem dois tipos principais?
Trata-se da margem de lucro bruta e líquida.
A margem de lucro bruta é aquela que considera apenas os custos diretos pertencentes à produção ou prestação de serviço, como energia, mão de obra e matéria-prima.
Por sua vez, a margem de lucro líquida considera também os custos indiretos como, por exemplo, aluguel, despesas administrativas, impostos, entre outros.
Qual a sua importância para as empresas?
A margem de lucro é importante para as empresas porque permite avaliar a saúde financeira do negócio.
Além disso, serve como meio de identificar os lucros sobre suas vendas e sua competitividade no mercado.
Dessa forma, uma margem de lucro alta significa que a empresa possui boa gestão de custos e preços, e que está apta a realizar investimentos.
Por outro lado, caso esteja baixa, significa que existem dificuldades para cobrir seus custos, o que pode gerar problemas para se manter no mercado.
Vale destacar que ela pode ajudar a definir a melhor estratégia para sua empresa e na comprovação de desempenho com relação aos concorrentes e setor.
Como aumentar a margem de lucro da sua empresa?
Para aumentar a margem de lucro da sua empresa, existem duas formas básicas utilizadas pelos gestores.
De forma simples, trata-se da redução de custos e do aumento dos preços.
Entretanto, reduzir os custos envolve a procura por maneiras de economizar com os recursos a serem utilizados pela empresa, como a negociação com fornecedores e otimização de processos.
Por outro lado, o aumento nos preços visa buscar meios de agregar valor aos produtos ou serviços que são oferecidos. Alguns exemplos são a fidelização de clientes e melhoria na qualidade.
No entanto, é preciso ter cuidado ao aplicar essas estratégias, pois elas podem ter efeitos significativos para a sua gestão.
Isso porque a redução dos custos pode comprometer a qualidade, enquanto o aumento nos preços pode reduzir sua demanda.
Como a contabilidade pode ajudar a aumentar seus lucros?
As pequenas e médias empresas possuem diversos desafios, especialmente quando ainda estão dando seus primeiros passos no mercado.
Dessa forma, ter uma contabilidade bem definida e profissionais qualificados pode ajudar a aumentar a sua margem de lucro por meio de informações confiáveis e precisas.
Ao conhecer suas receitas, custos e os resultados obtidos, torna-se mais fácil gerir o seu negócio.
Afinal, será possível identificar as melhores oportunidades e práticas.
Por isso, tenha um serviço de assessoria para pequenas e médias empresas e garanta melhores resultados.
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