Índice
Entenda o que é e como o planejamento tributário deve ser feito na sua empresa
No artigo de hoje você entenderá o que, de fato, é o planejamento tributário, como ele é feito e benefícios que trará ao seu negócio
Você sabia que existem formas que podem ajudar você a reduzir a carga tributária da sua empresa e ainda permitir que você esteja em dia com o fisco? Aqui estamos falando do planejamento tributário.
Trata-se de uma estratégia utilizada cada vez por mais gestores, que podem ajudar sua pequena e média empresa a ter muito mais fôlego em seu caixa.
Sendo assim, para que você possa entender mais sobre o que, de fato é o planejamento tributário, em nosso artigo vamos conversar sobre o contexto de tributos do Brasil, o que, de fato, vem a ser essa estratégia e as vantagens de contar com ele em seu empreendimento.
Conheça o contexto tributário brasileiro
Não é à toa que o tributos costuma causar assombrar muitos gestores.
Contamos com um número grande de normas que tratam sobre o assunto, repletas de detalhes que devem ser seguidos e que mudam a todo instante.
Por exemplo, a nossa Constituição Federal de 1988 trata sobre o tema, temos também o Código Tributário Nacional (Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966), sendo que cada tributo costuma ser também regulado por um conjunto específico de leis.
Ainda, tratando-se da tributação de pessoas jurídicas, o Estado organizou a apuração de tributos dessas entidades em regimes, sendo que os principais são Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Saiba o que é o planejamento tributário
Nesse contexto, o planejamento tributário vem como uma luz para ajudar você a se guiar nesse emaranhado de normas e detalhes.
Com a ajuda dele, você consegue entender qual o melhor enquadramento tributário para sua empresa, se é o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Isso acontece pois o planejamento tributário consiste em um estudo no qual se projeta os resultados do seu negócio e usa-se essa projeção para calcular os tributos da sua empresa em um determinado período, em todos os três regimes.
Feito isso, verifica-se qual deles é o mais lucrativo para o seu negócio para que você possa formalizar sua opção e calcular seus tributos.
Entenda as vantagens de contar com ele em sua empresa
Sendo assim, por meio do planejamento tributário você consegue atender com mais facilidade a legislação a qual sua empresa está obrigada a recolher impostos.
Isso porque, ao realizá-lo, é necessário que o profissional tenha total domínio sobre todas as leis que o empreendimento deverá atender em cada uma das situações.
Também evita que você escolha regimes aos quais está vedado, o que poderia expor o seu empreendimento a sérios problemas financeiros no futuro.
Ainda, permite que sua empresa tenha mais economia, ao possibilitar que você identifique qual a situação em que você terá menores gastos.
Condut: ajudamos empresas como a sua a serem mais lucrativas
Como vimos, contar com o planejamento tributário é uma estratégia inteligente, a qual ajudará você a ter maior economia de impostos e, ainda, facilitar com que sua empresa tenha conformidade fiscal.
Nesse sentido, nós da Condut, temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa.
Contamos com uma equipe altamente capacitada, preparada para fazer o planejamento tributário do seu negócio com eficiência.