Índice
Como montar uma escala de trabalho efetiva seguindo dicas simples
Descubra como montar uma escala de trabalho produtiva com a dicas que separamos para você
A escala de trabalho é uma estrutura dos dias e horários dos funcionários de uma empresa e é montada conforme as necessidades do empreendimento e as regras da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Trata-se de um elemento fundamental para o bom funcionamento da empresa, pois define os dias e os horários que os funcionários deverão cumprir em sua jornada de trabalho.
Por esse motivo, as escalas de trabalho precisam ser bem organizadas e estruturadas a fim de que os funcionários consigam cumprir todas as demandas da empresa.
Mas como montar uma escala de trabalho efetiva? Continue a leitura conosco e conheça 6 dicas de ouro.
Leia também:
- Por que contratar uma consultoria trabalhista? Descubra agora!
- Questões trabalhistas: quais as mais comuns em pequenas e médias empresas?
- Serviço de Consultoria Trabalhista e Fiscal em Recife – PE.
1 – Conheça as necessidades de sua empresa
Para montar uma escala efetiva com a qual seja possível aproveitar o potencial máximo de seus trabalhadores e atender às necessidades de sua empresa, é fundamental conhecer suas necessidades.
Assim, será possível distribuir os funcionários através da escala de forma coerente e vantajosa, buscando garantir um ritmo de trabalho organizado e produtivo, atendendo às necessidades do empreendimento.
2 – Conheça os tipos de escala de trabalho para escolher o ideal
Conhecendo as necessidades de sua empresa, é preciso conhecer os tipos de escala de trabalho para escolher a que melhor atende às suas necessidades e a mais adequada ao seu negócio. Veja alguns tipos:
- Escala 5×1;
- Escala 5×2;
- Escala 6×1;
- Escala 12×36;
- Escala 24×48.
3. Conheça a legislação para montar uma escala de trabalho legal
É de suma importância conhecer as normas trabalhistas visando evitar situações complicadas com a justiça trabalhista.
Você sabia que, em 2017, houve a reforma trabalhista, e algumas mudanças foram implementadas? Como o fato de a jornada de trabalho semanal não poder ultrapassar 44 horas e a jornada diária respeitar o limite de 8 horas, com exceção de alguns casos especiais.
4 – Invista em planejamento
Para qualquer gestor, o planejamento é a base de tudo, pois é através dele que se torna possível conhecer as próprias forças e fraquezas.
Para o planejamento da escala de trabalho, comece avaliando os dias e os horários em que sua empresa apresenta mais movimento. Anote, também, os principais turnos, com as entradas, as saídas e os intervalos.
Com todas essas informações, será possível escolher dias de folga que não interfiram no rendimento e atendimento aos clientes e às demandas da empresa.
5 – Converse com os seus funcionários
Converse com seus funcionários, entenda suas necessidades e limitações, afinal um líder de verdade não impõe suas regras à força!
Existem diversos problemas que podem ser resolvidos na conversa ou de maneira que não prejudique nenhum dos envolvidos, como, por exemplo, um funcionário que tenha filhos pequenos e não possa trabalhar no período noturno.
6 – Mantenha o controle efetivo do banco de horas
É preciso que se faça o registro de todo o saldo positivo e negativo da equipe e que, no final do período, seja repassado o feedback para que esses colaboradores estejam cientes de todos os seus direitos e deveres quando falamos em horas extras.
Algo que deve ser mencionado é a compensação de horas trabalhadas. A empresa pode escolher dar folgas aos funcionários como compensação ao trabalho extra ou pagar a hora extra que corresponde a cerca de 50% da hora normal ou do valor acordado entre as partes.
Conte com a consultoria trabalhista da Condut Contabilidade!
A fim de garantir que você monte uma escala de trabalho de sucesso, mantenha sua empresa em conformidade com a legislação trabalhista e os seus funcionários motivados, é fundamental com o suporte de especialistas.
Desse modo, saiba que nós, da Condut Contabilidade, somos a opção ideal para você.
Entre em contato conosco para contar com a nossa consultoria trabalhista!
CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!